A cana-de-açúcar é uma das plantações mais importantes do Brasil. Sem ela, não há produção de açúcar e etanol, um biocombustível renovável. Sua economia impacta na vida urbana e também rural, visto que muitos pecuaristas utilizam a cana para a alimentação rápida de diversos animais.
Sobre o cultivo da cana-de-açúcar, é importante entender que existem algumas culturas de plantio, que variam de acordo com a época do ano e as necessidades dos agricultores.
Cana de Ano
Nesse formato, a cana-de-açúcar é plantada entre outubro e novembro, para coincidir com as estações mais chuvosas. Essa época do ano é favorável para pecuaristas que precisam de uma fonte rápida de alimento para seus animais.
As fortes chuvas durante este período ajudam no estabelecimento e crescimento das canas, permitindo uma colheita mais rápida.
Cana de Ano e Meio
Tem seu plantio ideal entre janeiro e março. Esta época é considerada a mais adequada para o cultivo da cana, pois ajuda na brotação e proporciona condições melhores para o controle de pragas e doenças.
O período permite que a cana desenvolva uma concentração maior de sacarose, o que ajuda na produção de açúcar mais eficiente.
Cana de Inverno
É plantada durante a época seca e exige alternativas de irrigação e fertilização. Esse método permite o cultivo da cana durante todo o ano, mesmo em épocas de seca.
O uso de técnicas de irrigação e a aplicação de fertilizantes são essenciais para garantir o crescimento saudável da cana neste período. Esse formato de plantio ajuda na produção constante de cana-de-açúcar, auxiliando também a indústria sucroalcooleira.
Alcolina, parceira da indústria sucroalcooleira
Somos parceiros de longa data do mercado sucroalcooleiro e temos soluções que auxiliam as indústrias no desenvolvimento de açúcar e álcool.